Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Facebook

Ir para conteúdo

Prefeitura de Divinópolis
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
24
24 MAR 2020
SAÚDE
Prefeitos se movimentam para liberação do Hospital Regional

Estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (24/03), no Centro Administrativo, o Prefeito de Divinópolis, Galileu Machado, junto ao prefeito de Cláudio, José Rodrigues, também presidente da Associação Dos Municípios da Microrregião Do Vale do Itapecerica (Amvi), e o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (CIS-URG OESTE). O encontro tratou dos novos rumos do Hospital Regional frente a epidemia da Covid-19 na região. 

Os representantes, em nome de vários municípios, elaboraram uma carta endereçada ao Governador do Estado, Romeu Zema, a liberação para utilizar o hospital e solicitando o montante de 20 milhões para serem investidos em estrutura e aparelhagem para os tratamentos. 

Galileu Machado, justificou que as obras no local ainda não foram finalizadas, mas que o espaço é capaz de comportar os possíveis pacientes nos próximos meses. “Fizemos uma carta destinada ao governador e estamos com grandes expectativas. É muito importante esse apoio diante de uma situação tão agravante, considerando as dificuldades enfrentadas em várias cidades da região”, explica. 

O presidente da Amvi, José Rodrigues, ressaltou que não há tempo a perder e que precisam ser tomadas medidas efetivas.  “A situação pode piorar e não teremos leitos suficientes para atender todos os pacientes. Sabemos dos desafios diários e com uma possível crise, o cenário será desesperador”, afirma. 

Próximos passos 

O Presidente do Cis-Urg, Edson Vilela, esclareceu que a preocupação inicial não deve ser a gestão do hospital, mas sim, o número de leitos ofertados e o apoio técnico prestado.  “Estamos trabalhando juntos nessa causa. Vamos caminhar de mãos dadas para agirmos com responsabilidade, pensando no agora e no futuro.  O foco não é administração, mas o que será disponibilizado para os atendimentos. Tudo isso, para que não precisemos chegar em uma situação como na Itália, tendo que escolher entre quem sobrevive”, afirma. 

Ainda segundo Edson, o Consórcio Intermunicipal de Saúde possui capital humano para trabalhar nas ações de urgência e emergência, contribuindo no suporte do órgão público.
 
“A partir da liberação para o uso do Hospital Regional, será definido a formação de uma diretoria para gestão do espaço. As despesas poderão ser dividias entre os municípios, estado e união, calculadas em concordância com densidade populacional de cada um”, completa.

Newsletter
Receba informativos em seu e-mail
Avenida Paraná, 2777 - Belvedere
CEP: 35501-170
Atendimento de segunda a sexta, das 12:00 às 18:00 horas.
brasão
Facebook
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia